7/24 Consultoria e Soluções

7 days

&

24 hours

Consultoria e Soluções 

 

 

 

 
 

 

Impacto do COVID-19 na utilização de dispositivos electrónicos

Cuidados a ter com a utilização de dispositivos electrónicos com vista a minimizar as possibilidades de infecção por COVID-19

 

Os cuidados a ter com a utilização de dispositivos electrónicos face ao COVID-19, são os mesmos que se devem ter relativamente a qualquer outra doença que possa ser transmitida por gotículas ou por contacto físico.

 

O interior destes dispositivos não é um ambiente propicio à sobrevivência de vírus, e não sendo por norma uma zona acessível não deve causar preocupações.

As zonas onde o perigo de transmissão é real são algumas das superfícies destes equipamentos, especificamente as que mantemos próximas da nossa bota e nariz ou as quais tocamos para os operar.

 

Existem alguns dispositivos, que pela natureza da sua utilização podem, com alguma facilidade contribuir para a transmissão de uma doença. Deixamos aqui algumas recomendações associadas aos dispositivos electrónicos os mais comuns e sua utilização.

 

Toda e qualquer superfície operada por tacto.

Os ecrãs tácteis ou dispositivos com este tipo de funcionalidade podem ser tocados por mais do quem pessoa durante a sua utilização, por vezes num espaço de tempo muito curto, (segundos). Se for um objecto de uso pessoal, evite partilhar ou permitir o acesso de terceiros ao mesmo e tente manter essa superfície higienizada, usando para esse efeito produtos de limpeza e procedimentos apropriados.

 

Telefones e Smartphones em específico.

Evite a partilha do objecto com terceiros. Se estiver a usar um telefone público tente usar o equipamento em alta voz para não aproximar a sua boca do objecto.

Se um terceiro tiver que usar o seu telefone marque o número e coloque o telefone em alta voz afastando-o pelo menos um metro, para evitar o contágio do equipamento por toque ou gotículas.

 

Ecrãs (não de uso táctil).

Estes dispositivos não são por norma propícios a facilitar a transmissão, mas deve manter alguma distancia dos mesmos. Existem produtos e procedimento de fácil utilização para os higienizar.

 

Teclado, Ratos e outros dispositivos com botões.

Estes dispositivos podem facilitar a contaminação especialmente se forem usados por diversas pessoas num espaço de tempo muito curto. Há produtos de simples utilização para os higienizar.

 

Cuidados específicos a ter na higienização das superfícies dos equipamentos electrónicos:

Na grande maioria destas superfícies o uso de álcool como desinfectante não tem consequências destrutivas para o material que as compõe. Todavia tenha o máximo cuidado a usar produtos de limpeza para não causar danos à ao superfície e interior do dispositivo ou a si mesmo.

Em cada caso, antes de proceder à higienização dessas superfícies, consulte as especificações do produto, ou se necessário, consulte o fabricante do mesmo, para garantir que as acções e produtos que vai usar para os higienizar não são destrutivos para o objecto ou perigosos para si, (queimaduras, choque eléctrico, etc.).

Antes de proceder à higienização de qualquer dispositivo electrónico, garanta que o mesmo está desligado, (não está a receber corrente eléctrica), e sempre que possível remova qualquer bateria/pilha que o dispositivo possa ter.

 

Comportamentos a evitar na utilização de dispositivos electrónicos:

Todos nós, por vezes de forma inocente, temos comportamentos que de alguma forma podem colocar a nossa saúde em risco. Estão são alguns dos mais comuns que deve evitar:

·       Não partilhe o seu telefone. Muitas vezes cedemos o nosso telefone a terceiros que após falarem nos devolvem o equipamento. Evite este tipo de comportamento colocando o telefone em alta voz e mantenha-o afastado da outra pessoa.

·       Não use um telefone de terceiro, você não sabe se essa pessoa está infectada e vai estar a colocar a sua boca e face muto próximo de onde a outra pessoa colocou as dela. Se tiver mesmo de o fazer, use o telefone em alta voz e após devolver o equipamento higienize as suas mãos.

·       Evite partilhar o ecrã de um dispositivo. Fazemo-lo muitas vezes quando jogamos um jogo num smartphone ou tablet. As suas mãos e as mãos da outra pessoa vão provavelmente tocar-se diversas vezes, e mesmo que isso não acontece, ambas estivera a usar a mesma superfície.

·       Se tiver de tocar num botão, ecrã, teclado, ou qualquer outra superfície de um equipamento de uso publico ou partilhado, tente isolar-se um simples lenço de papel entre os seus dedos e essa superfície. Descarte o lenço após utilização tendo o cuidado de não tocar na parte que esteve em contacto com a superfície do equipamento.

 

Situações de elevado risco:

Em casos e situações muito específicas e bem identificadas, em que o risco seja verdadeiramente elevado, aconselhe-se o uso de equipamento que possam ser globalmente higienizados de uma forma rápida e simples.

Existem teclados, ratos, telefones, tablets, ecrãs que são desenhados especificamente para poder ser mergulhados em água e outras soluções desinfectantes.

 

Se tiver alguma dúvida ou questão não hesite em nos contactar geral@724.pt

 

 

 
     

 

©2020 724.pt

  Siga-nos no facebook

7/24 Home Page - Página Principal  Adicione esta página ao seus favoritos  7/24 Correio Electrónico